Falta de consideração

Eu trabalho num sitio onde a falta de consideração e compreensão por parte dos clientes é o prato do dia.
Para esclarecer, eu trabalho numa pequena loja da telepizza. Quando digo pequena, quero mesmo dizer PEQUENA. Comparada com as outras lojas espalhadas pelo país, a nossa é mesmo minuscula. Como estamos numa terra pequena, não pensaram que fosse preciso um edificio grande, creio eu. O problema é que servimos o nosso municipio e todas as outras terras à volta desse mesmo municipio, o que faz um total de quase 150 a 200 pedidos por dia, se não mais!
Parece fácil, mas há mais um problema para juntar a toda a desgraça: no geral, somos duas pizzeiras, duas gerentes e dois distribuidores. O facto de só haver dois distribuidores é que piora tudo, porque há noites em que as gerentes têm que pegar nos pedidos acumulados, pegar no carro e irem elas mesmas distribuir as pizzas. Quando isso acontece, cai o inferno na terra. Ficamos apenas duas pessoas em loja e o resto anda na rua a distribuir os pedidos, e uma cozinha só com duas pessoas pode ser muito dificil de gerir!
Para ajudar ainda mais à festa, ninguém quer fazer parte da equipa, e isto porquê? Por causa de precárias (más) condições de trabalho e ordenado abaixo do salário minimo. Isto não é culpa dos gerentes, é culpa mesmo da telepizza, que não se digna a tornar as coisas mais compensadoras para os seus empregados. Conclusão: quando toda a gente se decidir despedir, a empresa abre falencia. Pura e simplesmente.
Isto tudo para falar do quê? Da falta de compreensão, consideração e, em alguns casos, de educação por falta dos clientes.
Vou contar o geral da situação: telefonam para a loja, eu atendo e recebo o pedido, mas digo logo de antemão que estamos com um tempo de espera de mais ou menos 1 hora porque temos falta de distribuidores, e dou logo a opção de virem buscar à loja, pois fica mais barato e jantam mais rápido. O cliente diz que compreende e que aceita o tempo de espera para o domicilio, mas daí a um bocado, volta a ligar a queixar-se do atraso. Agora expliquem-me onde raio é que isto faz sentido?!
Vou-vos dar um conselho: se vocês ligam para algum sitio que tenha entrega ao domicilio, e se dizem que estão com um tempo de espera mais prolongado do que o normal por falta de pessoal, dão-vos a opção de ir buscar o vosso pedido à loja porque sai mais barato e conseguem comer mais cedo. Se vocês dizem ao telefone que não se importam com o tempo de espera e que entendem se o pedido demorar, então desculpem o meu português, mas têm que se sujeitar como todos os outros.
Ainda vou contar mais um segredo: se estiverem sempre a ligar por causa do atraso, mais atrasado o pedido vai chegar, porque enquanto estamos a atender as vossas queixas sem fundamento, não estamos a acabar os pedidos, e quando damos por ela, temos uma montanha de pedidos acumulados do tamanho do monte evereste!
Eu sei que, para muitos, isto vai soar a incompetencia, mas não é! Trata-se apenas de um desabafo de uma empregada de um frenchising internacional que lida com estas tretas todo o santo dia porque pura e simplesmente as pessoas pensam que somos máquinas!
Pelo amor de Deus, gente, pelo menos considerem a opção que vos é dada! Se dizem logo que compreendem e que não se importam de esperar, então aprendam o significado dessas palavras!

🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛

Desculpem o desabafo e espero que tenham gostado de ler o que escrevi para vocês hoje. Comentem aqui em baixo 👇 o que acharam, se também trabalham em restauração, se sim, onde (se quiserem dizer) e se já passaram por uma situação parecida.

Comentários

  1. Essa história é igualzinha à de uma amiga minha que trabalha em part-time na Pizza Hut e infelizmente as pessoas não percebem (ou não querem perceber) que em qualquer restaurante, seja ele o Mcdonalds, Telepizza, Burger King etc etc, as pessoas estão a trabalhar mas a trabalhar a sério, e nem quando não há pedidos há sempre alguma coisa a fazer! Eu percebo a tua frustração, acredita..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a mais pura das verdades. Não há tempos mortos, seja num restaurante fast food ou numa tasca qualquer tipicamente ribatejana. Num negócio de restauração, há sempre coisas para fazer, o único descanso são as pausas que dão aos empregados para poderem comer ou beber alguma coisa, tirando isso, não há paragens nenhumas!

      Mas não é o cansaço que piora as coisas, é apenas o facto de quando as pessoas estão num restaurante e são clientes, esquecem-se que estão a ser servidas por pessoas, não por máquinas. Há atrasos, erros, deslizes, mas são coisas inofensivas que se resolvem facilmente, mas em vez disso decidem fazer o raio de uma tempestade num copo de água!

      Eliminar
  2. As pessoas, nos dias que correm, não sabem pôr-se na "pele" dos outros...enfim não se pode fazer nada contra porque caso contrário caem em cima de nós como leões..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... e essa é apenas uma das razões porque a minha raça me mete tanto nojo!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A rapariga no comboio – Critica e Review

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora