Apresentação

Eu sou a pessoa que observa o mundo nas sombras da noite. Vivo observando tudo e todos. Sei quem é que fez o quê, e quando é que o fez, se o tiver observado. Decoro uma cara em menos de dois segundos, e essa cara nunca mais volta a sair da minha memória. Quando volto a ver essa cara, sei que conheci essa pessoa, e sei dizer em que circunstâncias é que a conheci.
Parece um dom fantástico, não é? Pode sê-lo, por vezes. Até chega a ser muito útil. Mas tal como o bem vive de mãos dadas com o mal, um dom vive sempre junto com uma maldição. Pois lembro-me perfeitamente de quem me fez bem, mas lembro-me ainda melhor de quem me fez mal. A mim ou a alguém próximo de mim. O lado positivo? Simples, o bem ou o mal que me foi feito, é retribuido em dobro. Basta que nunca me esqueça da pessoa, que a relembre de vez em quando, que pense no bem ou no mal que fez. Esse pensamento começa a ganhar forma. Leva sempre algum tempo, mas a própria vida encarrega-se de dar a paga que cada um merece, seja ela uma recompensa ou um castigo.
O porquê disto tudo? Passo a explicar: isto passou-se no dia 31 de Julho de 2018, às 13h30. A essa hora, apareceu o que ironicamente gosto de chamar "Trio Maravilha".
Eu tenho um trabalho duro. Como fica longe da minha casa e eu não tenho transporte próprio, venho de boleia de manhã para a área onde trabalho, mesmo que só trabalhe à noite, o que pode ser muito desgastante. Quem trabalha em restauração, vai concordar que não é um trabalho fácil como todos julgam, e para que eu tenha a máxima performance no meu trabalho, tento encontrar um lugar sossegado onde possa descansar, dormitar um pouco se sentir muito sono, e tenho o meu poiso fixo. Um cafezinho na área próxima do meu trabalho, cuja sala dos fumadores está quase sempre vazia. Nessa sala, há uma mesa isolada a um canto que eu aproveito sempre para poder descansar. Tento sempre ficar acordada por ser um local público, mas quando vejo que me é impossivel, recolho-me no tal canto, arrumo as minhas coisas e deixo o lixo e louça suja no canto oposto, para que o empregado possa recolher tudo sem me incomodar e sem se esforçar muito. Ganhamos os dois.
Podia ser um momento maravilhoso de descanso, se o meu cérebro não tivesse um problema: assim que o meu sossego é perturbado, todo o meu corpo fica instantaneamente em estado de alerta e eu volto a despertar para o mundo, mesmo que normalmente fique calada, sem mostrar sinais de estar desperta, à espera para ver a reação de quem quer que me tenha perturbado. Regra geral, o modus operandi é sempre o mesmo: veem-me em estado de dormencia, pedem silencio a quem os acompanha, fazem o que vieram fazer e vão embora pouco depois, a falar aos sussurros ou sem falar de todo, tentando não me incomodar, sem saberem que eu estive acordada o tempo todo.
Estas pequenas mostras de civismo e respeito pelo próximo têm-me feito acreditar que talvez tenha estado enganada, e que ainda pode haver esperança para o ser humano, que ainda não somos uma raça perdida. E é quando o "Trio Maravilha" aparece para estragar tudo.
Apenas mostraram civismo quando entraram, pois ouvi-os a falarem em sussuros quando me viram, mas a partir daí foi sempre a descer. Pensando que não os ouvia, começaram por se rir por eu estar a dormitar, falavam aos altos berros, deixaram cair moedas no chão, que pelo barulho que fizeram mais parecia que estava a cair o banco de portugal inteiro, começaram a falar de uma ponta da sala para a outra, e foram para o jogo mais barulhento da casa: Jogo das Setas, conhecido em muitos estabelecimentos portugueses.
Agora eu deixo a questão: não é que esteja escrito que se deve fazer silêncio, ainda por cima num local publico, quando se vê alguém em estado de dormencia, mas acho que é uma questão de respeito fazê-lo. Pelo menos, é o que eu faria. Há com certeza um motivo lógico para alguém estar em estado de dormencia, motivo esse que não importa! O importante é: há uma pessoa a tentar descansar, vamos deixá-la descansar sossegada!
Sou a única que penso assim?

🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜🌛🌜

Espero que tenham gostado desta minha primeira mensagem. Comentem em baixo 👇 se concordam comigo ou não e porquê, e deixem temas que gostavam que eu falasse

Comentários

  1. Como tu comentaste todas as minhas publicações eu senti-me no dever de fazer o mesmo e, depois de ler todos os teus textos até agora, decidi guardar o melhor para o fim e dizer-te que escreves muito bem, é fácil de ler e de perceber (no bom sentido, claro), percebe-se perfeitamente qual é a mensagem que queres passar! Outra coisa, não desistas da escrita!! Eu uso o blog para exprimir o que sinto e em mais lado nenhum eu escrevo, como tu já publicaste uma obra, aconselho-te a não desistir! Força 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renato.
      Obrigada por passares por aqui, e não precisavas de ter comentado tudo só para retribuir, mas enfim, agradeço-te muito mesmo, eu adoro quando as pessoas falam comigo, acho que fico um bocado triste quando tenho leitores, mas ninguém se dispõe a ganhar um par de bolas, por assim dizer, e expor a sua opinião sobre o que eu escrevo, tal como tu fizeste, o que é preciso coragem, por isso, obrigada, e bem vindo por estas bandas.
      Quando aos elogios todos que me deste, muito obrigada, e digo-te o mesmo. E devias arriscar escrever um livro, porque escreves mesmo muito bem. E afinal, o que é que tens a perder? ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A rapariga no comboio – Critica e Review

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora