Porque é que fazem as coisas às mijinhas?

Há várias coisas neste mundo que me irritam solenemente, mas há apenas três que conseguem tirar-me completamente do sério:

1 – Pessoas que fazem as coisas às mijinhas;

2 – Ter que falar com falar/discutir com funcionários públicos;

3 (a melhor de todas) – Ter que falar/discutir com funcionários públicos porque fizeram as coisas às mijinhas!

Porque é que trago este tópico, ou melhor dizendo, desabafo, para vós hoje? É muito simples!

Há pouco tempo, durante as arrumações e transferências de tralha para a casa nova, descobri que tinha uma conta no banco CTT local, comprovada apenas por certificados de aforro, com uma quantia, digamos, simpática. Visto que a situação do dinheiro não tem sido fácil devido a empréstimos e prestações e mensalidades e tudo mais que a compra de uma casa traz, decidi ir no dia seguinte pedir o resgate do dinheiro para a minha conta bancária, e tentar ajudar da forma mais sorrateira possível nas despesas.

Quando lá cheguei, disseram-me quanto tinha, mas que não me podiam fazer a transferência diretamente porque a conta estava desatualizada. Eu compreendi, naturalmente, visto que o último movimento foi há mais de 10 anos atrás, e perguntei o que tinha que fazer para atualizar a conta.

A simpática senhora disse-me que deveria levar o meu documento de identificação, um comprovativo de morada (que no meu caso foi uma carta que eles próprios me enviaram) e o IBAN para o qual eu queria que o dinheiro fosse transferido (que no meu caso, foi a caderneta da minha conta poupança no meu banco).

Sim, senhora, tudo muito certo até aqui. Posto isto, no dia seguinte – sim, porque eu recuso-me a ir lá mais que uma vez num dia – voltei lá com tudo o que me disseram que era necessário, tirou-se fotocópia a tudo e mais alguma coisa, assinei os papeis e papelinhos todos, a autorizar isto e aquilo, e a confirmar que era eu, e sei lá que mais, e pedi o seguinte: «eu quero atualizar a conta e transferir o dinheiro para a minha conta bancária assim que a conta estiver atualizada e estiver tudo certo. É possível?» ao que a senhora do balcão de atendimento me respondeu: «sim, mas vai demorar mais ou menos um mês, porque isto ainda tem que ir para Lisboa e tudo mais». Eu assenti, deixei o meu contacto para o caso de haver algum problema, e saí de lá, descansada da vida.

Ora, hoje, tal como a senhora disse, mais ou menos um mês depois, fui ao meu banco pela primeira vez em muitos meses, pensando que, pelo menos, a situação financeira estava resolvida, para atualizar a minha caderneta e tirar já algum dinheiro, pois gosto de ter sempre algum comigo. E tal foi o meu espanto que quando introduzi a caderneta na máquina para atualizar, apareceu aquela maldita frase: “não há movimentos a registar”.

Achei estranho, e decidi subir mais a rua para ir aos CTT tentar saber o que tinha acontecido. E foi aqui que a merda aconteceu!

Tiveram a cara de pau de me dizer na cara que provavelmente eu estava enganada, que provavelmente só tinha pedido uma atualização e não tinha pedido resgate nenhum. Portanto, basicamente tomaram-me por parva, porque eu sei muito bem, e lembro-me muito bem do que disse, eu não brinco com dinheiro e eu não pedi o resgate de ânimo leve, eu sabia bem o que estava a fazer.

O único problema aqui é que as pessoas, ou pelo menos estas pessoas, são incapazes de fazer as coisas todas de uma só vez. Se não era possível fazer tudo de uma vez, porque é que não me disseram logo isso quando eu perguntei se era possível fazer logo as duas coisas? Mais valia terem-me dito para aparecer lá com CC e tudo mais assim que recebesse a carta de confirmação e eles aí, sim, tratariam dos papeis de transferência.

A todos os funcionários públicos por aí, que possam tropeçar neste blogue e ler isto, isto é uma mensagem sincera para todos vocês, porque hoje deixaram-me mesmo triste e desanimada: o vosso problema é não passaram, graças a Deus, pela situação de precisarem de dinheiro e não o terem, porque acreditem em mim, se esse dia chegar, vão lembrar-se destas palavras e vão pensar: “se calhar, não devíamos ter dificultado tanto as coisas”.

Comentários

  1. Venho aqui deixar o meu comentário porque percebo perfeitamente porque passei por uma situação semelhante. No meu caso, eu tinha um conta a poupança no banco desde os meus 12 anos, e ao longo dos anos sempre pondo lá algum dinheiro. Há cerca de 3 anos atrás recebi uma notificação do banco a dizer que iriam começar a debitar cerca de 5 euros por mês por "manutenção da conta". Ora bem....5 euros por mês são 60 euros num ano...ainda é algum dinheiro.

    Conclusão, como tenho confiança com os meus pais e estou a tentar evitar gastar dinheiro desnecessariamente para juntar o máximo de dinheiro possível para comprar uma casa sem estar dependente de empréstimos e assim, decidi transferir o dinheiro todo que tinha acumulado para a conta dos meus pais e por um fim á minha conta.

    Acontece que após estes anos descobri que como a minha conta tinha sido feita em criança, esta conta estava desactualizada e precisava de ser actualizada, o que nem faz sentido após tanto dinheiro (uns bons milhares de euros) que fui pondo naquela conta ao longo dos anos e ninguém ter dito nada. Mas pronto, lá decidi actualizar a conta, mas então descobri que essa conta a poupança estava associada a uma conta á ordem (que neste caso funciona como um género de conta principal/mestre), algo que nunca ninguém me tinha dito ou informado. Foi uma confusão danada..... isto porque as pessoas no banco pediam a caderneta ou cartão da conta á ordem como prova que eu podia mexer no dinheiro da conta á poupança apesar de EU ser o titular da conta, porque creio que supostamente a conta á ordem não estava associada a ninguém... Enfim, foi de ficar sem palavras. Tive de voltar ao banco umas 3 ou 4 vezes, andar para a frente e para trás, documentos e assinaturas para aqui e para ali.... Foi uma confusão estúpida e desnecessária....

    Também já tive uma vez uma situação em que nos tentaram cobrar 50 euros de água, quando o habitual era pagarmos cerca de 10-15. Na altura ao analisar o papel, observei que tinham feito mal a contagem, eu expliquei isto a uma funcionária lá nos serviços de fornecimento de água. Mas como era hora de almoço, o raio da mulher tentou-me fazer-me de parvo, e dizer que eu estava errado e inventou umas quantas mentiras para se livrar de mim e ir almoçar mais cedo. Eu pedi o livro de reclamações e deixei bem claro o serviço miserável que me foi prestado, mas duvido que tenha servido de algo....

    Infelizmente, muitos serviços públicos são assim... Já passei por várias situações assim, porque infelizmente é o prato do dia em muitos destes sítios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá porque é assim, não quer dizer que deva ser. São funcionários públicos, não são? É suposto ajudarem o público!

      Eliminar
    2. Claro que não devia ser, mas o que infelizmente acontece em muitos destes empregos é que as pessoas não se importam, não tem consciência que devem cumprir a sua obrigação e mostrar algum empenho. Houve uma altura em que estive uns meses desempregado e esperar que alguém no centro de emprego atendesse o telefone era impossivel. Chegava a telefonar umas 30x num dia e nada.... Já para nem falar de serviços que fecham mais cedo do que devido só porque os empregados querem sair 30 min mais cedo.... Infelizmente muitas pessoas não querem fazer nenhum, é chegar ao trabalho, ir para o fb, tomar uns cafes com os colegas, passar 1h ou 2h a trabalhar (ou fingir que trabalham) e ir para casa.

      O nosso sistema publico está podre a todos os niveis infelizmente, desde níveis "baixos" como serviços públicos de atendimento, até aos niveis mais elevados (governo, etc). Isto precisava tudo de uma "limpeza" completa, mas infelizemente o povo nunca se vai revoltar...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review