A Casa da Noite – Critica Literária

A Casa da Noite, de título original House of Night, é uma série de 12 livros, escrita por PC Cast e Kristin Cast. Poderia citar, ou diria mesmo, copiar as sinopses para aqui para que lessem mesmo do que a série se trata, mas já têm o titulo e as autoras, poupo mais tempo, tanto meu como vosso, se apenas pesquisarem se esta minha critica e a imagem que vos deixo vos despertar algum interesse.
Para que tenham mais ou menos a ideia, deixo a história base: a Casa da Noite é uma escola para vampiros. Há várias espalhadas pela América inteira, e esta série em particular fala da Casa da Noite de Tulsa, Oklahoma, onde vive Zoey Redbird com a sua mãe e o traste do padrasto, como ela lhe chama nos livros, e perto da sua avó, Sylvia. Vive uma vida normal de uma miúda de 16 anos, em que as únicas preocupações que tem é namorar, passar de ano e conseguir ter boas notas a geometria, quando, num belo dia, aparece na sua escola um Caça, que é o Vampe (vampiro adulto) responsável por marcar jovens para que se tornem vampiros – sim, estes vampiros não mordem humanos para que estes se tornem vampiros, marcam os humanos com uma meia-lua (símbolo da sua deusa, Nyx) na testa e deixam-lhes indicações de como chegar à casa da noite, uma vez que têm que o fazer depressa, pois um vampiro jovem que não esteja rodeado por vampes acaba, de certeza, por rejeitar a mudança e morrer, enquanto que se estiver na casa da noite, a morte passa a ser apenas um talvez.
Adiante, Zoey, assustada, vai para casa e depois de muito ponderar decide contar à mãe o que tinha acontecido. Assim que esta vê a marca na testa da filha, passa-se completamente e trata-a como uma aberração, e o padrasto ajuda à festa. Irritada, Zoey pega em tudo o que lhe parece indispensável, pega no carro e conduz até à quinta de alfazema da avó, onde conhece pela primeira vez a sua nova deusa, Nyx, que lhe dá habilidades especiais, habilidades que nenhum outro iniciado poderia sequer sonhar.
Ao voltar a si, e sentindo os pulmões a encherem-se com sangue, conduz rapidamente até à casa da noite, sendo curada pela Sumo-Sacerdotisa local, e começando a sua nova vida, que veremos mais à frente que não é tão fácil quanto pareceria ser.
Podia dizer mais, mas não o vou fazer, já estraguei os primeiros capítulos do primeiro livro, não preciso de estragar o resto.
O que eu sei é que gostei muito de ler todos os livros e devorei-os até à última página. Tem uma escrita simples, tipicamente juvenil, com assuntos com que qualquer jovem de 16 anos se identificaria, como desgostos de amor, ter dois amores, mudanças no corpo e na mente, e todos os dramas que a passagem pela adolescência traz. Tem assuntos também mais sérios, que quase marcam a passagem para a idade adulta, como aprender a conviver com um antigo amor, a perda de um grande amigo, a sensação de que chegou a altura de pôr os tomates no sítio e crescer.
A união de ambos os estilos é interessante, pois temos o lado adulto, escrito pela PC Cast, que é professora numa escola secundária em Tulsa, Oklahoma, e temos o lado mais jovem e, creio que posso dizer, infantil, escrito e orientado pela filha da PC, Kristin Cast, que, para além de ter sido aluna da própria mãe, também tirou o curso de literatura e atirou-se de cabeça para este projeto ao lado da mãe.
Gostei muito, tenho que admitir que cheguei a dar uma gargalhada, e até a verter algumas lágrimas com estes livros, cheguei até a ficar a pensar nos problemas que as palavras escritas nas suas páginas levantavam, por vezes identificando-me mesmo com a situação que uma determinada personagem estava a viver. Mas só lendo é que vão perceber o que estou a dizer.
Não vou dizer mais nada, porque senão vou estragar tudo. Tudo o que posso dizer é, para quem gosta de livros de fantasia, que tenham de tudo um pouco à mistura, como romance, drama, até terror, esta é definitivamente uma série de livros que recomendaria comprarem.
Espero que se divirtam a lê-la… tal como eu me diverti.

 
 
 
 
 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review