Sobre toda a treta do desconfinamento!

 Ora bem, minha gente! Eu sei que normalmente começo com uma saudação toda fofinha, e agradeço aos poucos que vão ler isto e desejo que estejam todos bem, e continuo a desejar, mas hoje vou ser curta e grossa, porque vocês começam seriamente a irritar-me! (atenção que quando digo "vocês", falo para as pessoas em geral, não para alguém em particular. CALMA!)

Vamos lá a ver se nos entendemos! Certo que estamos em processo de desconfinamento, e na minha opinião, a coisa está a correr bem a nível de números, mas podiam a estar a correr 1000x melhor! As regras são claras: nas esplanadas não podem juntar-se mais de quatro pessoas por mesa, enquanto não estão a consumir, a máscara tem que estar posta, e se estão na esplanada, É PARA ESTAREM NA PORRA DA ESPLANADA! Na via pública, não podem agrupar-se mais de seis pessoas e têm que praticar o devido distanciamento e usar máscara. É só isto! 

Então eu gostava que me explicassem, como se eu fosse muito burra, o que raio foi aquilo, mais na zona de Lisboa e no Bairro Alto, nas outras regiões não faço ideia, há umas noites atrás! De repente esqueceram-se daquele disparate de aplaudir os médicos? Dos meses em que o país esteve parado? De se andar a decidir, estupidamente, quem estava ou não na linha da frente? Porque vou-vos contar um segredo: os médicos, os enfermeiros, os farmacêuticos, a polícia, os camionistas, os homens do lixo, os empregados dos supermercados, as companhias de serviços de limpeza e desinfeção, todos eles e muitos outros que, lamentavelmente, não consigo nomear aqui, fazem parte da linha da frente, e nenhum, ABSOLUTAMENTE NENHUM, pediu aplausos e vídeos bonitos no facebook para vocês, não eles, ficarem bem na fotografia. Nenhum pediu dedicatórias, buzinões e barulho nas varandas. A única coisa que pediram foi que os ajudássemos, que fizéssemos tudo ao nosso alcance para parar a pandemia, para que a vida voltasse ao normal, e para que eles pudessem descansar.

E o que é que aconteceu, em vez disso? O que é que a maioria das pessoas fez? Sim senhor, nos primeiros meses correu tudo bem, toda a gente que pôde ficar em casa, ficou em casa, as empresas funcionaram em teletrabalho ou em lay-off, o país estava deserto, tal como devia ser - tirando a parte de arrebatarem tudo no supermercado, mas já falei disso aqui, não vou voltar a massacrar.

Mas depois de passarmos três ou quatro meses a levar com notícias sobre a pandemia 24/7 (que eu parei de ouvir depois das primeiras três semanas), o que é que aconteceu? Depois de mais de um ano, a andar para trás e para a frente, a confinar e a desconfinar, o que é que se viu nas ruas? Pessoas que já não querem saber, que simplesmente escolhem ignorar as regras. Veem-se com mais liberdade e em vez de a gerirem para que todos possamos ter um bocadinho de liberdade, escolhem pensar só nelas mesmas. Quero contar-vos outro segredo: isto só vai terminar quando vocês meterem na cabeça que agora vivemos segundo certas regras, e essas regras têm que ser cumpridas. Lá porque o sistema de justiça está avariado e só castiga quem não deve, não quer dizer que vocês podem fazer o que vos dá na real gana! A vossa liberdade termina onde começa a do próximo, e ao serem inconscientes, irresponsáveis, e atrevo-me a dizer, completamente infantis, imaturos e imbecis, porque querem a vossa liberdade, impedem-me de viver a minha, e isso não admito a ninguém.

Era só isto que tinha a dizer. Vejam se metem a mão na consciência...





Comentários

  1. Concordo plenamente!

    Infelizmente existe um grande número de pessoas que se estão nas tintas para as regras. Basta relembrar o que aconteceu há uns dias com as celebrações do Sporting ser campeão, o que foi absolutamente ridículo, tanto da parte dos adeptos, como do governo, PSP e câmara de Lisboa a atirarem a batata quente uns aos outros. E no tópico de futebol, acho engraçado o governo não permitir que os clubes metessem adeptos nos estádios (cerca de 10-15% da lotação) que são espaços totalmente abertos, mas depois vemos as pessoas aos montes nos cafés e esplanadas durante os jogos...

    O problema é que as pessoas encaram esta coisa toda de confinamentos e usar mascara como se fosse o pior castigo do universo (it really isn't, mas tudo bem), mas depois para prevenir que se repita muitos não fazem o mínimo esforço. Sei que o nosso governo é o que é e algumas decisões que eles tomam são um bocado ridículas quando se pensa bem (por exemplo, o pânico que o governo criou á volta do vírus poder vir na sola do calçado é algo de rir ás gargalhadas do quanto ridículo que é quando vamos ler a fonte desta informação), mas isto não desculpa as pessoas fazerem o que querem. Eu também estava cansado de estar em cada 24/7, eu também tinha saudades de interagir com amigos e colegas de trabalhos, também queria voltar ao ginásio, queria passear e ver natureza, etc.... Não é por causa disso que vou entrar em modo "sai da prisão" e fazer o que apetece.

    A sorte (ou azar) é o que o Verão está aí á porta, e como tal, o sector do turismo precisa imenso do dinheiro dos turista, o que me leva a crer que mesmo que a coisa volte a ficar feia, o governo não vai voltar a confinar, pelo menos, em zonas como o Algarve ou Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é isso que me preocupa. Eu também sou do setor do turismo, e as pessoas com a sua burrice e inconsciência, estão a impedir-me de ir trabalhar. É isto que acho que as pessoas ainda não perceberam. Nem há 3 meses estiveram a queixar-se que não podiam ter os negócios abertos, e parece que de um dia para o outro esqueceram-se disso.
      Esse jogo foi o pior deles todos! Se fosse eu a mandar, juro-te que metia ali um pelotão de fuzilamento, tipo ditadura, que é disso que esta gente precisa. Não podem ter rédea solta, não sabem viver livres. é só isso que me deixa triste

      Eliminar
    2. Não se isto mandou alguma resposta ou não, porque escrevi um pequeno texto e isto desapareceu quando cliquei para comentar ... De qualquer forma, vou comentar de novo aquilo que eu disse.

      A nossa sorte é que provavelmente isto vai começar a acalmar agora que a vacina está a ser administrada a boa parte da população, e vai ser sem duvida benéfico para a economia. Apesar dos tempos problemáticos, pela tua conversa diria que conseguiste manter o teu emprego. Espero que seja esse o caso :)

      Relativamente ao segundo problema que mencionaste, a questão é que a nossa justiça é muito mansa com a "escumalha" e muito dura em casos que não fazem sentido nenhum. Aposto que se estas que não cumprem as regras fossem sujeitas a multas bem! pesadas (tipo, 2x o rendimento mensal) e perdem acesso a diversos apoios (subsídios de desemprego, apoio a rendas, etc), a maioria nem pensaria em armar-se em parvo.

      Como dizes, é triste. Mas infelizmente é a sociedade em que vivemos e haverá sempre "maças podres" a estragar o esforço de outros.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review