Sobre a Vacina Contra o Covid-19

Estamos em véspera de a minha mãe ir tomar a mal afamada vacina contra o virus causador da covid-19, que sinceramente acho que não devia tomar, porque é doente dos pulmões, mas amanhã logo se vê.
No entanto, não deixo de ter opiniões controversas no que toca a essa vacina, começando pela parte de ser contra um virus. Para quem não sabe do que estou a falar, eu explico: ao contrário de uma bactéria, o virus aprende, muta-se. Portanto, enquanto faz sentido tomar a vacina da raiva, da tuberculose, da pneumonia, e por aí adiante, que são causadas por bactérias, que não mudam, são sempre as mesmas, tomar a vacina contra a gripe e contra o covid-19, que são causados por virus, parece-me uma tremenda perda de tempo, para além de estarmos a fazer uma aposta gigantesca com a nossa saúde. Pensem bem: tomam a vacina contra um virus (seja ele qual for) hoje. Primeiro, enquanto estão a tomar a vacina, o virus que está cá fora já sofreu umas 100 mutações, então se, eventualmente, a vacina fizer efeito, acreditem em mim que não é grande proteção.
Segundo, as vacinas, principalmente aquelas contra virus, têm um risco muito grande: se o virus estiver latente em vez de morto, basta que estejam fracos a nivel imunitário ou que estejam a ficar doentes sem saberem, e podem ficar em muito maus lençóis. 
Quando andava no infantário, falava-se muito da vacina contra a meningite. Antes de decidir se eu tomava ou não, a minha mãe foi-se informar sobre a dita cuja, descobriu que a bactéria que nos era dada estava em estado latente, e ela decidiu que não queria que eu a tomasse, e hoje agradeço-lhe porque com essa decisão, ela salvou-me a vida. Alguns dias depois, ela soube que o filho de uma colega estava no hospital, a lutar entre a vida e a morte, porque estava a chocar uma gripe, eles não repararam, e as bactérias banquetearam-se no corpo dele. Ficou 6 meses internado, sem se saber se ia aguentar ou não. 
Com isto, o que eu tenho a dizer é: não posso influenciar as decisões de todos, mas posso dizer que, no que toca a tomar essa vacina, não contem comigo. Mais vale ter um descuido, ficar doente e conseguir sobreviver ao virus.  
E quanto a quem ler este post, como disse, não posso, nem quero, influenciar a vossa decisão sobre este assunto, o que peço é, quando chegar a vossa vez, informem-se com calma e tomem uma decisão com pés e cabeça. Eu já tomei a minha e dificilmente volto atrás. A partir daqui, o assunto já não me diz respeito.
Mas gostava de saber o que pensam sobre isto.

Comentários

  1. Sinceramente, concordo plenamente com tudo o que foi dito relativamente ao que disseste em relação á vacina do Covid. No fundo, não é diferente do que a típica vacina da gripe. Os vírus estão num constante processo de evolução, tal como nós e qualquer organismo neste planeta. Esta vacina que andam agora a dar a muita gente provavelmente vai ser inútil daqui a um ano ou dois, isto porque o vírus está em constante evolução, e vai adquirindo características novas. Nem é preciso ir mais longe, porque basta mencionar as várias variantes do Covid que começam a surgir.

    Sinceramente, pode ser duro de ouvir, mas acho que era preferível apostar mais por uma imunidade de população "autónoma", ou seja, deixar as pessoas apanhar e o vírus e deixar o sistema imunitário criar os anticorpos e defesas necessárias. Claro que as pessoas com saúde mais fragilizada e/ou problemas de saúde poderiam recorrer á vacina, mas acho desnecessário criar-se este pânico para pessoas saudáveis. Falando de mim, por exemplo, eu tenho uma saúde de ferro, e raramente fico doente e quando fico volto a ficar a 100% bastante rápido. Para mim, acho desnecessário ter que tomar a vacina para algo como o Covid. E diga-se de passagem, ando muito em transportes públicos, já andei para a frente e para trás entre regiões do pais, vou ao ginásio (um espaço fechado onde as pessoas andam sem mascara), e até agora não apanhei nada... Ou se calhar até apanhei e não tive sintomas.

    Sinceramente, eu provavelmente tomaria a mesma decisão que tu, mas pode vir a dar-se o caso de ter que tomar quer queira ou não, porque existe a possibilidade de me ter deslocar a outros países da Europa em trabalho. Basta estes países exigirem estar vacinado para entrar e fico logo entalado. Mas é algo para ver mais á frente.....

    Ps. Espero que corra tudo com a vacinação da tua mãe e que não haja nenhum efeito secundário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Começando por te tranquilizar, sim, correu tudo bem. Ela não teve problemas nenhuns, felizmente. Sentiu algum sono e cansaço nas 24h seguintes, mas depois ficou tudo bem.
      Sim, quanto a isso tens razão. A minha área é turismo, então poderá chegar o dia em que não tenha outra escolha senão tomar a vacina se quiser trabalhar. Mas enquanto tiver escolha, a minha decisão está tomada. Só é triste pensar que isto já poderia estar no passado e nem precisávamos de ter esta conversa se as pessoas pusessem a mão na consciência.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review