Trabalho comunitário voluntário

 Tenho a certeza que todos conhecem o conceito de trabalho comunitário. Normalmente, quando se ouvem essas duas palavras na mesma frase, quer dizer que alguém cometeu um pequeno delito e fez um acordo com o tribunal para pagar a sua divida à sociedade com X horas de serviço comunitário, em vez de pagar multa ou ir preso.

Não, não tive problemas com a lei, e nem penso ter. Só venho aqui explicar o conceito de trabalho comunitário voluntário, e dar o meu testemunho, e com alguma sorte, tocar na consciência de quem ler isto.

Então, trabalho comunitário voluntário - também chamado "voluntariado", ou em alguns casos "caça-likes" - é quando se predispõem a fazer alguma coisa, por exemplo, pela vossa cidade. Pode ser ajudar uma família que sabem que é carenciada, plantar árvores, limpar graffitis das paredes ou - como no meu caso - limpar os jardins. Entre muitos outros exemplos.

Ora bem, eu tenho duas folgas por semana, tal como manda a lei: uma fixa ao domingo, que uso para descansar e estar com a minha família, e uma móvel que vai se segunda a sábado. Quando esta última calha a um dia útil, utilizo-o para cuidar de um jardim em especial e de um projeto em que acabei envolvida (se alguma vez passarem pelo cartaxo, visitem, o espaço merece).

Adiante, o projeto chama-se "paraíso bruto", e o intuito era dar aos jovens um espaço para poderem estar a conviver na boa, ou até a fazerem os trabalhos da escola enquanto esperam pelo autocarro. Achei um projeto fascinante, visto que o cartaxo é uma cidade envelhecida e não há muitos espaços para os jovens estarem na paz do senhor. No entanto, não é isto que acontece, mas já lá vamos.

Em suma, envolvi-me no projeto e prometi à associação que o fez que cuidaria do espaço até eles poderem vir no próximo verão para se fazerem as reparações necessárias. Eles foram espetaculares, diria mesmo incansáveis, e decidi dar-lhes alguma paz de espirito oferecendo o meu compromisso e ajuda.

Já há quase um mês que ando nisto: venho a este mesmo jardim todas as semanas, apanho todo o lixo que vejo espalhado pelo chão e limpo e envernizo 6 blocos de madeira que servem de bancos e mesas. Há cerca de 20 blocos, sem querer enganar ninguém.

Eis o meu problema, e toda a cidade sabe disto, porque eu faço questão que todos saibam o que se anda a passar: eu não sei o que é que os pais ensinam aos filhos hoje em dia, mas valores como civismo, cidadania e respeito não devem, de certeza, fazer parte do menu. No meu tempo, deitar lixo para o chão e deixá-lo lá, quando há caixotes para o efeito disponíveis, era razão para um valente estalo na cara e ainda passar a vergonha de voltar ao sitio onde deixei o lixo e limpar TUDO, não só o meu, mas também o dos outros, para me lembrar que, se eu deixo lixo no chão, alguém tem que o ir limpar. Mas não, hoje em dia, é "coitadinhos dos meninos"! Por isso é que isto nunca mais anda, nem para a frente nem para trás!

Ainda hoje, dois miúdos - que são quase homens feitos - passaram por mim, eu tinha acabado de recolher o lixo todo, eles viram os sacos de lixo a abarrotar ao pé de mim, e o que é que fizeram? Beberam as coca-colas que trouxeram e ainda tiveram o descaramento de andar a atirar o raio das latas contra os equipamentos - que já não estão no melhor estado, mais uma vez, graças à falta de respeito e civismo dos outros utilizadores do espaço - e iam deixar lá as latas! Tive que ser eu a levantar-me e a dizer-lhes para porem a lata no lixo, que é para isso que ele lá está, porque eu tinha acabado de recolher o lixo e queria que o parque ficasse limpo, pelo menos, um dia.

Devo dizer que é desconcertante, para não dizer embaraçoso, ter que quase pedir, ou mesmo implorar, que jovens - que em muitas sociedades já tinham idade para estarem casados e com filhos - façam o favor de apanharem o lixo que deitaram para o chão e o porem no lixo.

Agora digam-me: isto cabe na cabeça de alguém? Mas será mesmo possível que os valores mais básicos de uma sociedade minimamente civilizada já não são ensinados em casa?

Ai, Salazar, volta, que o país precisa de ti!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review