Pequenos Momentos

É estranho, não é? Quando entramos no mundo do trabalho, e deixamos de ter tempo para as coisas que costumávamos fazer, aí é que começamos a dar valor aos pequenos momentos, que antes nem sequer notávamos o quão valiosos são.

Dar uma volta de carro sem ter que estar sempre a olhar para as horas.

Escrever sem a pressão da passagem do tempo.

Um cigarro fumado com calma numa esplanada.

Um café bebido numa chávena de louça, ao invés de num copo de plástico.

Uma tarde de domingo, a ver um filme e a comer pipocas com a familia, todos enroscados no sofá.

Uma manhã de brincadeira ao sol com o nosso animal de estimação.

Uma ida às compras com os irmãos mais novos.

Um bom livro lido pela noite dentro, acompanhado com um copo de um excelente vinho.

Ligar a música aos altos berros e fazer uma festa de uma pessoa só e dançar até as pernas doerem.

Envolvermo-nos numa experiência culinária qualquer, apenas porque temos tempo e apetece-nos uma coisa diferente para o almoço.

Provavelmente, os momentos que citei acima não vos dizem nada, mas eram coisas que me faziam feliz, e eu nem sequer reparei. Até agora.

Trabalhando à noite, só vejo a minha mãe duas ou três vezes por semana, o que também é estranho pensar, visto que vivemos debaixo do mesmo teto. Quando eu chego, ela está a dormir, e quando ela sai, estou eu a dormir, por isso, quando estou de folga, tentamos aproveitar todos os momentos que conseguimos para contar a nossa semana uma à outra e passarmos algum tempo juntas. É um dos pontos negativos de trabalhar à noite.

Outro ponto negativo é não saber a quantas andamos. Não sabemos se é hoje ou amanhã, ficamos com os sonos todos trocados, tomar um duche depois de um dia de trabalho é um enorme peso na consciência, pois vivendo no último andar de um prédio, sei que assim que ligo a água, tenho provavelmente os vizinhos todos a rogar-me pragas por estar a fazer barulho às 3h da manhã.

No entanto, há um ponto positivo muito forte em trabalhar de noite, que chega quase a sobrepor-se ao facto de não ter tempo para os tais pequenos momentos: recebo mais do que num trabalho diurno, e escusado será dizer que o dinheiro faz muita falta.

Mas estou a divagar. Falávamos de pequenos momentos. Gostaria de saber que pequenos momentos tiveram que abdicar ou adiar devido ao vosso trabalho. Eu expus os meus, embora haja muitos outros, como passar um dia de inverno à beira-mar, naqueles dias em que o mar está mesmo revolto, e ficar a ouvi-lo. Já disse aqui uma vez o quanto adoro o mar, e esse é definitivamente um dos momentos de que sinto mais falta. Talvez um dia volte para visitá-lo.

Era só isto que queria dizer. Comentem abaixo os vossos pequenos momentos valiosos, algo que vos fazia felizes, e só se aperceberam disso quando deixaram de ter tempo. Estou curiosa para saber.

Um abraço. E bem haja!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review