Cuidado com a balança Self-Service no Supermercado!

 Olá, olá! Depois de uma longa ausência!

Peço desde já desculpa pelo título demasiado longo, mas não arranjei maneira melhor de resumir esta mensagem, diria eu, URGENTE que vos trago hoje. Se fosse apenas uma história parva, nem me dava ao trabalho de a expor ao mundo, mas visto o assunto que é, queria trazer-vos a situação que aconteceu comigo hoje no supermercado.

Antes de chegar ao cerne da questão, deixem-me contextualizar:

Estava eu muito bem a fazer as minhas compras semanais, logo depois de almoço que é quando o supermercado está praticamente deserto, e quando chegou a altura de ir para a caixa, passei pela balança que está nas caixas rápidas para pesar os frescos que levava. Isto porquê? Porque já me aconteceu mais que uma vez @ senhor@ da caixa pesar o produto que eu levo e haver toda uma panóplia de problemas, ou porque não sabe se é banana continente ou banana da madeira, ou porque não sabe qual é o código, enfim, resumindo: uma coisa que levaria cinco ou dez minutos, acaba por levar vinte ou trinta.

Para evitar precisamente isso, passei pela tal balança, pesei o que levava, selecionei o código correspondente, e, se alguma vez usaram essas balanças, sabem que quando põem o código do produto, a balança faz automaticamente o cálculo entre o €/kg e o peso real que está efetivamente na balança e imprime uma etiqueta com o código de barras.

Pois muito bem, até aqui tudo certo. Colei as etiquetas nos sacos respetivos e fui para a caixa de pagamento. Expliquei à senhora que, para agilizar o trabalho, já tinha pesado os produtos e era só passar o código de barras. Muito bem, ela assim fez, só que quando passou os códigos, ficou a olhar para o ecrã, depois para as etiquetas, e depois para o ecrã outra vez e disse só uma frase: "alguma coisa aqui não está bem".

 Eu perguntei logo o que é que se estava a passar e ela diz-me que aquela pesagem não era de agora, porque a etiqueta dizia "embalado em não-sei-quantos de 2009". Imaginem a cara de parva com que não fiquei a olhar para a mulher, e depois de lhe conseguir garantir que tinha acabado de pesar as coisas antes de me dirigir à caixa dela, a senhora decidiu anular a compra e voltar a pesar na balança dela. Constatei depois que o preço que ela tinha era diferente do preço que a balança self-service tinha; só para terem noção, antes de ela corrigir, estava a pagar 1.67€ por um nabo de quase 900gr, e depois da correção, passei a pagar 1.13€. Parecendo que não, cêntimo a cêntimo, faz mossa na carteira.

Vim aqui com isto porquê? Atenção, eu sou cliente do continente há muitos anos e nunca tive razão de queixa de nada. Apenas trago a minha história porque aconteceu comigo e pode acontecer com outros. Trago aqui a minha situação como um alerta: se usarem a balança das caixas rápidas, verifiquem a etiqueta de preço com muita atenção. E por favor, não reclamem para vocês ou para o éter, levem a etiqueta até às senhoras das informações ou vão até a uma das caixas e reportem o problema.

As coisas só se resolvem quando as pessoas reclamam a quem devem, em vez de reclamarem para o ar. Pensem nisso, e olhos abertos nessas compras! ;)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Paradoxo da Experiência

Ser Tradutora

A rapariga no comboio – Critica e Review